quinta-feira, 14 de março de 2013

O Plano de Redenção de Deus...


Se você, até este momento, tem se importado em viver sob uma religião com seus rituais, saiba que Deus fez um plano de Redenção para você por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo. A palavra RELIGIÃO traz o sentido de RELIGAR, e RELIGAR com Deus é o que homem tenta fazer há milhares de anos quando cria suas religiões, porém só existe uma forma de se religar com Deus, aceitando Jesus como Senhor e Salvador.

Jesus disse e está relatado no evangelho de João:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.  (João 14:6)

Muitas pessoas crêem em um Jesus morto, pregado em uma cruz, porém Jesus morreu e ressuscitou para perdoar os nossos pecados e dar-nos vida, e vida em abundância de paz, amor, cura e, acima de tudo, A SALVAÇÃO.

Por Jesus e em Jesus foram criadas todas as coisas. A Bíblia relata em:


Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1:13-17 )


Vamos conhecer como tudo começou e o maravilhoso propósito de Deus para nossa vida.


No princípio de todas as coisas, havia Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e os anjos e, dentre estes, um em especial: Lúcifer, que, se fôssemos imaginar uma hierarquia, estava logo abaixo de Deus e era responsável pelo louvor a Deus. Deus deu a ele poder para realizar suas atividades, porém Lúcifer desejou ser maior que Deus e isso trouxe a sua queda.


Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Colossenses 4:12-15)


Então, Deus ordenou ao arcanjo Miguel que expulsasse Lúcifer.

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Judas 1:9)


Lúcifer (diabo ou Satanás) foi expulso do céu e, por ter poder e influência, levou consigo muitos anjos, que tornaram-se os demônios.


Deus iniciou então um plano maravilhoso. Criou o Universo e colocou na Terra o homem com o seu livre-arbítrio para que pudesse escolher se desejaria obedecer a Deus ou fazer como o diabo fez.


Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus. Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Hidéquel; este é o que vai para a banda do oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:4-17)


Como lemos, Deus colocou o homem no Jardim para cuidar dele e disse que poderia comer do fruto de toda a árvore, e somente de uma não o permitiu comer e morreria se comesse desse fruto. Deus deu ao homem o poder de escolha (o livre-arbítrio). Deus soprou no homem o fôlego de vida. Deus soprou o Seu Próprio Espírito sobre nós, por isso você e eu somos formados por corpo, alma (emoções e sentimentos) e espírito.

Deus também criou a mulher para que fosse ajudadora do homem:

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. (Gênesis 2:18-23)

Porém, o homem e a mulher não permaneceram em obediência a Deus e deixaram-se enganar pela serpente (Satanás):

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (Gênesis 3:1-7)


Perceba que a serpente distorceu o que Deus tinha falado sobre comer os frutos das árvores do Jardim. Deus disse que apenas de uma árvore o homem e a mulher não poderíam comer, já a serpente tentou insinuar que Deus tinha dito que de nenhuma poderíam comer. Em seguida a serpente convenceu a mulher dizendo "Certamente não morrereis", e isso é contrário ao que Deus tinha falado. A mulher comeu o fruto e deu ao seu marido.

Ambos desobeceram a Deus e aí surgiu o pecado.

Pecar significa desobedecer a Deus.

Toda vez que O desobedecemos, pecamos.

Pecar é fazer o que Satanás fez, desobedecer.

Observe que o homem e a mulher viram que estavam nus somente após desobedecerem, somente após pecarem. Antes de pecarem, o homem e a mulher eram PERFEITOS, porque Deus criou tudo PERFEITO e por isso o desejo de Deus é que o homem se aperfeiçoe dia-a-dia nesta terra.

Você fica pensando em qual o sentido de sua vida e não o encontra. Saiba que longe da vontade de Deus você nunca o encontrará.

Mesmo com o pecado do homem, Deus, que criou todas as coisas e detém toda a sabedoria e todo o poder e conhece tudo, colocou em prática mais uma parte de seu plano de Redenção.

Lembra o que lemos em Colossenses 1:13-17, que Jesus já estava com Deus na criação?

No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.  (João 1:1-5)


Jesus é o Verbo que se fez carne por amor a mim e a você.

O pecado entrou no mundo por meio de um homem, Adão, e assim todos pecaram, mas Deus enviou o Seu Filho Unigênito como homem para tirar o pecado do mundo.

Assim como por um homem o pecado entrou no mundo, também por um homem o pecado saiu.

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. (Romanos 5:12)

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.  (Romanos 5:15)


Agora você entende porque Jesus veio? Veio para me salvar e para salvar você do pecado. Vamos entender mais detalhes da vinda de Jesus, sua morte e sua ressurreição.


Quando o homem pecou, o diabo recebeu o poder sobre todos os homens nascidos de Adão. Nas aulas de biologia você aprendeu que as características dos pais passam para os filhos, não aprendeu? Então, com o pecado de Adão, todos os homens pecaram.


Mesmo assim Deus ainda tentou fazer alianças com os homens para que pudessem se salvar, mas não obedeceram (pecaram), então Deus enviou o seu próprio Filho, Jesus, para que morresse pelos homens para perdoar os pecados de todos.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Sabe por que Deus enviou o seu próprio Filho? Porque Ele ama você e me ama também.



Perceba um detalhe muito importante. Você pode pensar: "se todos os homens pecaram, então Jesus também pecou". ERRADO: Ele não nasceu de Adão, mas foi colocado no ventre de uma mulher virgem, Maria, pelo Espírito Santo. Sabe por quê? Para que nascesse perfeito, sem pecado, pois somente um homem perfeito poderia tirar o pecado do mundo. Jesus não pecou, pois em todo o momento estava em intimidade com Deus para conhecer a vontade Dele e cumpri-la.


Jesus não pecou para que o diabo não tivesse poder sobre Ele, podendo assim perdoar os nossos pecados e tomar as nossas vidas da mão do diabo.


Podemos fazer a seguinte analogia:

Quando Adão pecou, ele entregou na mão do diabo o "contrato" de sua vida. Além disso, o diabo detém o "contrato" da vida de todo aquele que pecou. Porém, quando veio Jesus, um homem sem pecado, a morte não poderia chegar a Ele. Quando Ele morreu, pagou a dívida que todos os homens tinham e teriam com o diabo por causa do pecado. Sendo assim, Ele tomou das mãos do diabo todos os "contratos" das vidas de todos os homens e assinou com o seu próprio sangue derramado na cruz. O que todo homem pode escolher é se deseja ou não assinar esse "contrato" da vida eterna com Jesus, aceitando-o como Senhor e Salvador de sua vida.

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21)


Você pode imaginar que Jesus veio do nada, mas muitas profecias foram feitas muitos anos antes sobre a vinda Dele, quando Deus inspirou os profetas e outros homens de Deus para falarem sobre a vinda do Messias (Jesus). Quando falo muitos anos antes, falo em mais de 700 anos antes da vinda de Jesus. Leia algumas profecias sobre a vinda de Jesus. Observe os detalhes que Deus preparou por amor a você e a mim para nos redimir de nossos pecados.


Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. ( Isaías 7:14 - Profecia de que Jesus nasceria de uma virgem.)

Só resta uma profecia a ser cumprida na Bíblia: A VOLTA DE JESUS para buscar todos os seus discípulos.

Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. (Mateus 16:24-28)

Discípulo é todo que renuncia a sua própria vida, toma a sua cruz e segue a Jesus. Renunciar a sua vida é deixar de fazer as suas próprias vontades e passar a fazer a vontade de Deus, pois Ele sabe o que é melhor para nossas vidas. ELE NOS CRIOU.

E o diabo? Ele irá para o fogo eterno, como está escrito:

Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;  (Mateus 25:41)


Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo;  (2 Pedro 2:4)


Se tudo isso parece loucura para você, digo que também parecia para mim, e a própria Bíblia diz que pareceria:

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.  (1 Coríntios 2:14)

Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. (1 Coríntios 3:18-20)

PS: ANOTEM ISSO - VAI CHEGAR UM TEMPO EM QUE A IGNORÂNCIA VAI SER TÃO ALTA QUE VÃO DIZER QUE A BÍBLIA ESTÁ ERRADA... PODEM ANOTAR ISSO; PORQUE QUEM VAI DIZER É QUEM DEVERIA SABE-LA DE COR E SALTEADO!!!  DIGO ISSO PORQUE JÁ ESTÃO PENSANDO ASSIM E NÃO SÃO POUCOS...



Celestial War between Jesus and Satan from Adventista on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário