sábado, 4 de maio de 2013

Inteligência e Sentimento (04/05/13)...


sf (lat intelligentia) 1 Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar; entendimento, intelecto. 2 Compreensão, conhecimento profundo. 3 Filos Princípio espiritual e abstrato considerado como a fonte de toda a intelectualidade. 4 Psicol Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito (medido na execução de tarefas que envolvam apreensão de relações abstratas) e, bem assim, de aprender, para que essas situações possam ser bem resolvidas. 5 Pessoa de grande esfera intelectual. 6 Conluio, ajuste, combinação. I. artificial: Parte da ciência da computação que trata de sistemas inteligentes, capazes de se adaptar a novas situações, raciocinar, compreender relações entre fatos, descobrir significados e reconhecer a verdade. I. artificial, Inform: projeto e desenvolvimento de programas de computador que tentam imitar a inteligência humana e funções de tomada de decisão, obtendo raciocínio e outras características humanas. Sigla: IA. sf (ingl intelligence) Serviço de informações.

sm (sentir+mento2) 1 Ação ou efeito de sentir. 2 Faculdade ou capacidade de sentir, de receber impressões mentais. 3 Sensação psíquica, tal como as paixões, o pesar, a mágoa, o desgosto etc. 4 Disposição para ser facilmente comovido ou impressionado. 5 Emoção terna ou elevada, tal como o amor, a amizade, o patriotismo. 6 Atitude mental a respeito de alguém ou de alguma coisa: Sentimento de estima, de respeito, de ódio, do dever. 7 Exibição ou manifestação de sensibilidade ou sentimentalismo, ou propensão às emoções ternas em literatura, arte ou música. 8 Pressentimento, suspeita. 9 Opinião. 10 Faculdade intuitiva de perceber ou apreciar as qualidades ou méritos de uma coisa: Dotado do sentimento do belo. 11 Filos Conjunto de emoções. 12 Filos Conhecimento imediato. sm pl 1 Modo de pensar, mentalidade, atitude moral: Sentimentos mesquinhos, maus, nobres etc. 2 Boas qualidades morais, bons instintos, boa índole. 3 Pêsames. S. de culpa: estado emotivo de uma pessoa que haja infringido, ou assim o creia, uma norma social, princípio ético ou prescrição legal. S. de inferioridade: atitude afetiva dominante, com efeitos neuróticos de diversos graus, e que pode originar-se de certa condição física ou defeito de educação. S. de superioridade: experiência de exagerada valorização de si mesmo, isto é, de considerar suas próprias qualidades, atos e ideias superiores aos das demais pessoas. S. interno: a consciência.

Bíblia:
"E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência."  (Jó 28:28)
"As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos."  (Salmos 119:73)
"A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei."  (Salmos 119:144)
"O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem."  (Provérbios 19:8)
"Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes."  (I Coríntios 1:19)
"Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo," (Colossenses 2:2)
"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos."  (Provérbios 14:30)
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."  (Filipenses 4:7)
"Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade."  (Tiago 3:14)

Livro dos Espíritos:
24. É o espírito sinônimo de inteligência?
“A inteligência é um atributo essencial do espírito. Uma e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte que, para vós, são a mesma coisa.”

71.A inteligência é atributo do princípio vital?
“Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que o espírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la.”
A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de atuar, a consciência de que existem e de que constituem uma individualidade cada um, assim como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades.
Podem distinguir-se assim: lº, os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; 2º, os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência; 3º, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes outorga a faculdade de pensar.

72.Qual a fonte da inteligência?
“Já o dissemos; a inteligência universal.”
a) — Poder-se-ia dizer que cada ser tira uma porção de inteligência da fonte universal e a assimila, como tira e assimila o princípio da vida material?
“Isto não passa de simples comparação, todavia inexata, porque a inteligência é uma faculdade própria de cada ser e constitui a sua individualidade moral. Demais, como sabeis, há coisas que ao homem não é dado penetrar e esta, por enquanto, é desse número.”

127.Os Espíritos são criados iguais quanto às faculdades intelectuais?
“São criados iguais, porém, não sabendo donde vêm, preciso é que o livre-arbítrio siga seu curso. Eles progridem mais ou menos rapidamente em inteligência como em moralidade.”
Os Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem nem por isso são Espíritos perfeitos. Não têm, é certo, maus pendores, mas precisam adquirir a experiência e os conhecimentos indispensáveis para alcançar a perfeição. Podemos compará-los a crianças que, seja qual for a bondade de seus instintos naturais, necessitam de se desenvolver e esclarecer e que não passam, sem transição, da infância à madureza. Simplesmente, assim como há homens que são bons e outros que são maus desde a infância, também há Espíritos que são bons ou maus desde a origem, com a diferença capital de que a criança tem instintos já inteiramente formados, enquanto que o Espírito, ao formar-se, não é nem bom, nem mau; tem todas as tendências e toma uma ou outra direção, por efeito do seu livre-arbítrio.

604.  a) — A inteligência é então uma propriedade comum, um ponto de contacto entre a alma dos animais e a do homem?
“É, porém os animais só possuem a inteligência da vida material. No homem, a inteligência proporciona a vida moral.”

Minha Opinião:


A inteligência é uma virtude que deve ser cultivada, mas não a única virtude... Precisamos sentir, precisamos de sentimentos. Algumas pessoas hoje são como máquinas fazem tudo e de tudo mecanicamente; depois quando percebem o que fazem de errado não aceitam o que elas mesmo fizeram com suas vidas! Falo isso porque já vi acontecer e mais de uma vez... Tem gente contra mim até hoje é já fazem mais de 8 anos – já disse que tem que ser internadas porque senão, com toda certeza, daqui a mais 8 anos ainda estarão contra! (Alguém acha que isso é normal???) Parece que as pessoas se transformaram em máquinas insensíveis e estão dominando o mundo porque são a maioria.

Então, pessoas sensíveis à moda antiga como eu não tem vez nesse mundo... Porque aqui o que manda é: sexo, dinheiro e estética. A inteligência de algumas pessoas trouxe facilidades ao mundo enquanto uma minoria cria algo de bom é útil na vida das pessoas, existe uma maioria que tem curso superior em Direito, sabem (rs), e que se acham gênios! Mais uma vez: digo isso porque já estive lá e sei como foi desde o 1º dia uma luta constante contra o sistema, professores, alunos, o Diabo, o anticristo e as prostitutas...

Não sei se vão entender, mas tem mais de 8 anos que eu não derramo uma lágrima. E por falar em sentimentos vou dizer um pouco sobre mim: quando eu pensei que iria viver algo de verdadeiro na minha vida eu tive simplesmente a maior decepção da minha existência e então depois disso dizem para você: - Siga em frente a vida é bela, como se fosse simples assim. Tenho lembranças da minha vida e nenhuma delas aconteceu de verdade... Isso o que eu vivi é fruto de pessoas insensíveis e de sua frieza, como eu disse e vou levar isso durante toda a minha vida: um dia eu vou dar uma entrevista e o chão vão sumir para a maioria, algumas pessoas vão ser desmascaradas porque não são normais na minha opinião e uma minoria vai se dar bem.

Existe a violência física e a moral – emocional, assim de certa forma eu fui violentado nesse mundo mais uma vez. Porém, quando eu terminar aqui eu não vou só não voltar aqui nunca mais, eu na verdade não vou querer ter mais nenhum tipo de contato com o ser humano e isso é irreversível – eu alcancei a “Iluminação” então e bom não duvidar!

PS: O homem não é uma máquina que pode ser programada e reprogramada. É o que é e ninguém, nem mesmo o tempo ou Deus muda isso (ponto final).

A Message: (Enjoy)



PS: Com toda a certeza o perdão para o ser humano é um passaporte para fazer tudo o que já fez de errado ainda pior. Não conheço ninguém na minha existência que foi perdoado e se transformou da água para o vinho... Se alguém conhece favor me apresentar porque eu nunca vi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário