segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Controle...

                             Controle



con·tro·le
sm
1 Ato de dirigir qualquer atividade, fiscalizando-a e orientando-a do modo mais conveniente.
2 Aparelho que regula o mecanismo de certas máquinas; comando.
3 TECN Dispositivo ou sistema (como alavancas, cabos, partes móveis) que controla os movimentos de máquina, instrumento etc.
4 Fiscalização e domínio de alguém ou alguma coisa: Controle de si mesmo. Controle dos impulsos, das emoções, das paixões.
5 ECON Fiscalização das finanças.
EXPRESSÕES
Controle biológico: combate a organismos nocivos por interferência com sua ajustagem ecológica.
Controle de natalidade: controle ou limitação do nascimento de crianças, quer evitando a concepção por meios naturais, quer pelo uso de meios anticoncepcionais.
Controle de voo, AERON: controle de aviões em voo por estações no solo, como torres de controle, mediante informações transmitidas ao piloto por rádio ou outros dispositivos eletrônicos.
Controle não atmosférico, ASTRON: dispositivo ou sistema qualquer destinado ou preparado para fazer funcionar míssil, foguete etc., fora da atmosfera ou em regiões em que a atmosfera é tão tênue que não afeta os controles aerodinâmicos.
Controle remoto: a) ELETRÔN: aparelho utilizado para operar outros aparelhos a distância; b) INFORM: sistema que permite que um usuário remoto controle um computador a distância (executando programas, copiando arquivos etc.).
Controle social, SOCIOL: processo pelo qual uma sociedade ou grupo procura assegurar a obediência de seus membros por meio dos padrões de comportamento existentes.


Há muito tempo que eu venho pensando sobre isso “controle”, até descobrir que ninguém controla ninguém… Eu cansei de ver encontros não casuais na minha vida e que eu não controlo terminarem em morte… Parece que o livre-arbítrio da pessoa atrelado à um contexto social e ao orgulho levaram as pessoas à ignorância e a inércia…
A grande verdade é que depois dos 5 anos de idade ninguém controla ninguém! Quem pensou que controla está em erro! Eu, por exemplo, nunca controlei e nem quis controlar ninguém na minha vida ainda mais agora que sei o desfecho inexorável da minha vida!
Mas, contudo existe uma coisa nesse mundo que formatou e controlou todo mundo e se chama “Experiência Audiovisual” - TV e cinema. Acredito que as pessoas são tão inertes nisso que começam a ter gastura e salivação constates enquanto assistem e são condicionadas…
Hoje, eu não assisto, mas sei que tem um “Plantão da Regeneração” pedindo para as pessoas se internarem, fazerem e comerem o que eu como para se salvarem. Contudo, é sabido por mim que ninguém iria aceitar… Vejam: tem o que eu faço como errado porque o que eu faço quase ninguém faz desde há tempos quando os jovens começaram a adoecer nesse planeta!


O que eu espero encontrar no final é uma verdade maior que a que eu já sei… Uma verdade ainda mais complexa porque eu simplesmente não acredito no que eu vejo: é muito simples, senta-se e pega o controle zapeando os canais em busca de satisfação ilusória de uma vida que não é sua e que você nunca vai ter…
Eu sei que cada um tem que descobrir quantos anos de verdade assistiram TV (o cálculo está nos meus livros) e a partir do momento que se sabe quantos anos terão que fazer a quantidade igual de terapia – eu não assisto TV tem mais de 16 anos, mas tem mais de 8 anos que eu faço terapia…
Enquanto as pessoas tentam controlar eu sei que eu vi a origem do descontrole do mundo e depois eu vi de novo: o que a pessoa faz ela transmite no surto e como só fazem merda transmitiram merda! Eu faço o que é certo e tem isso como errado, talvez o mais certo seja ficar cego de tanto olhar para o iphone e Tvs LED (Luz de espectro azul ultravioleta), ter Ray Ban e comprar BMW X…
Agora, vendo que eu não posso mais ter o que eu quis porque já não estão aqui eu não me sinto no direito de ter mais nada e do que eu vou ter vai ser do mais barato até esse sistema acabar… Como se diz as pessoas não sabem o que realmente se passa no mundo, mas eu sei que eu não tenho anda haver com isso…


Vinícius Ciríaco Fonseca

Belo Horizonte, 17 de Julho de 2016...



Nenhum comentário:

Postar um comentário